Saturday, April 16, 2005

Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas

Os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT) estão promovendo a 1a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que premiará alunos, professores, escolas e municípios. Trata-se de mais uma ação do governo federal, dirigida à inclusão social, no ano dedicado à qualidade da educação, com o objetivo de incentivar crianças e jovens a se interessarem por matemática e, conseqüentemente, descobrir novos talentos para a ciência e a tecnologia.
A OBMEP está sendo executada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O trabalho que está sendo desenvolvido pretende responder ao desafio extremamente enriquecedor, cujos resultados valorizarão estudantes e professores, assim como suas escolas, suas cidades e seus estados.
Todos os alunos de 5a a 8a série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão participar e deverão ser inscritos pelas escolas. O sucesso de tal empreitada depende do trabalho e do entusiasmo dos professores na mobilização de seus alunos. Os resultados da mobilização nacional empreendida pela OBMEP estão relacionados com a valorização da escola pública, com a melhoria do estudo da matemática e com a descoberta de talentos para essa área do conhecimento. Os ganhos para os estudantes poderão ser mensurados na descoberta de suas habilidades para o raciocínio lógico e para o desenvolvimento do senso crítico. O investimento do Governo Federal é o reconhecimento de que a matemática é habilidade, conhecimento técnico e, especialmente, um fator de diferenciação e desenvolvimento pessoal. Conseqüentemente, a OBMEP será uma atividade integradora e de inclusão social, marcada pela valorização de nossos jovens estudantes, que deverão construir um Brasil melhor como agentes de seu desenvolvimento social, cultural, cientifico e tecnológico.
Tarso Genro Eduardo Campos Ministro da Educação Ministro da Ciência e Tecnologia

A PRIMEIRA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
O que é uma Olimpíada de Matemática
A Olimpíada de Matemática pode ser definida como uma competição equivalente às esportivas, como a natação e o futebol, ou como os concursos de literatura e festivais de música. Como qualquer disputa, a Olimpíada também exige preparação específica. O treinamento dos "atletas" de matemática consiste na resolução de problemas de Matemática, individualmente ou em grupo. Eles "treinam" com o objetivo de desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, bem como métodos adequados de pensamento e de trabalho.Abaixo seguem alguns exemplos de pessoas com diferentes histórias de vida e desafios a vencer, mas que têm em comum o fato de terem participado de uma ou mais Olimpíadas de Matemática:
· Um menino, lavador de carros do aeroporto de Fortaleza, Ceará;
· O primeiro lugar no vestibular de 2003, para Economia, em Sergipe, com pontuação suficiente para ingressar no curso de Medicina;
· Um dos mais jovens professores da Universidade de São Paulo, USP;
· Um rapaz de Santo André, SP, que trabalha atualmente na Goldman Sachs, uma das maiores empresas financeiras do mundo;
· Alunos internos da Febem de São Paulo;
· Uma jovem do município de Novo Oriente, no Piauí;
· Uma senhora de 72 anos, de Fortaleza, Ceará.
As Olimpíadas de Matemática no Brasil e no Mundo
A primeira Olimpíada de Matemática aconteceu na Hungria, em 1894. Desde 1959, realiza-se, anualmente, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), da qual participam alunos do ensino médio de cerca de 100 países. A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática conta com a participação de alunos de mais de 20 países da América Latina, além de Espanha e Portugal. Em 1994, foi criada uma Olimpíada Internacional de Matemática voltada apenas para estudantes universitários, a IMC, que já está em sua 11ª edição. No Brasil, a Academia Paulista de Ciências criou em 1977 a Olimpíada Paulista de Matemática. Dois anos mais tarde, surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBM, em conjunto com as Olimpíadas Regionais de Matemática, envolve anualmente a participação de cerca de 200 mil estudantes no Brasil.O Brasil tem tido participação expressiva nas Olimpiadas Internacionais. Na IMO, alunos brasileiros já conquistaram seis medalhas de ouro e um grande número de medalhas de prata e bronze. Nos últimos anos, o Brasil tem figurado entre os 20 países de melhor rendimento, à frente da Alemanha, Canadá, França e Inglaterra, entre outros. Na última edição da Olimpíada Ibero-Americana, cada um de nossos representantes obteve uma medalha de ouro, marca nunca antes alcançada por qualquer outro país participante. Esses resultados mostram toda a capacidade dos estudantes brasileiros. Basta dar-lhes oportunidade e condições de expressar seu potencial.
Por que é importante participar da OBMEP?
Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada de Matemática são variados e é relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares e os números evidenciam que vários deles apresentam excelentes índices de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.
Outro resultado da participação nas Olimpíadas de Matemática é a possibilidade de o aluno criar novos vínculos com a escola e também de mudança de atitude com relação à Matemática. Desta maneira, o estudante sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas e professores, descobrindo a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e de beleza própria.
Cabe ressaltar, também, o crescimento da autoconfiança e da autoestima do aluno, à medida que ele desenvolve sua capacidade de resolução de problemas. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo da Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.

Os alunos da 5a à 8a. série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dependem da responsabilidade e mobilização dos professores para participar da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os professores podem incentivar seus alunos a mostrar todo seu talento e aceitar o desafio da OBMEP.

Abaixo vai o link prá página da OBMEP:
Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas

0 Comments:

Post a Comment

<< Home